Lagoa do Ouro



  1. História

    Em 1902, o capitão da Guarda Nacional, Amador José Monteiro, apresentou um manifesto em nome da população do local à prefeitura da cidade sede do município, Correntes. A partir daí, foi autorizada a primeira feira do povoado, que foi elevado à categoria de vila, com o nome de Igatauá. O nome foi alterado para Lagoa do Ouro em 9 de Dezembro de 1938. A origem do nome deve-se ao encontro de pepitas ou barras de ouro numa lagoa local pertencente à propriedade de João Alves da Silva, o João do Ouro.

    O município de Lagoa do Ouro foi criado pela Lei estadual nº 3.335, de 31 de dezembro de 1958, desmembrando-se de Correntes.

    Anualmente, no dia 25 de março o município comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição.

    Administrativamente, Lagoa do Ouro é formada pelo distrito sede e pelo segundo distrito Igapó e pelo povoado de Campo Alegre.

    Dados gerais

  2. População: 12.121 habitantes
  3. Zona urbana: 6.018 habitantes
  4. Zona rural: 6.103 habitantes
  5. Mesorregião: Agreste Pernambucano
  6. Microrregião: Garanhuns
  7. Região de desenvolvimento: Agreste Meridional

  8. Perfil econômico

  9. Atividades principais: agropecuária, pecuária e comércio
  10. Principais produtos: feijão, milho, mandioca, batata doce, melancia, orquídeas e fava
  11. (Fonte IBGE - Censo demográfico de 2000)

    Geografia

  12. Área: 199 km²
  13. Altitude: 653 metros
  14. Relevo: Planalto da Borborema
  15. Temperatura média: 22 °C
  16. Vegetação: floresta subcaducifólia
  17. Segundo a APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima, o município está inserido parcialmente na bacia do rio Mundaú e no Grupo de Bacias de Pequenos rios interiores 1 - GI1. O riacho Seco constitui o principal afluente do rio Paraíba, servindo de divisa com o município de Bom Conselho.